quinta-feira, 30 de agosto de 2007

vistas


agora, enquanto lavo a loiça tenho uma vista... de postal

o Sócrates veio a Leiria

e eu não o vi.

Veio inaugurar as obras da Polis. Fomos a primeira cidade a conclui-las. Yupi yupi. Quanto às obras da Polis, e já tenho falado delas porque interferiram no meu dia a dia, não sei o que diga.. fifty fifty... talvez. Fizeram coisas giras outras nem por isso. Daqui a uns anos veremos se o investimento valeu a pena e se as pessoas usufruem dos espaços criados. Mas Leiria continua a cair aos bocados. E cá para mim essa dinheirama toda que gastaram... E se criassem mais espaços culturais a preços baixos. Uma escola de música, de teatro, de dança, grátis ou a preços que todos pudessem frequentar? E espectáculos culturais interessantes bem divulgados e de portas abertas para ensinar o gosto por essas artes? Isso também era giro não era? Mas eu ando noutra órbita... o desporto é que está a dar. Viva o desporto e o futebol!

excesso de informação

Se há uns anos sofríamos por falta de informação agora pecamos por excesso, senão vejamos:
Há tempos recebi um mail que alegremente me informava que no dia 27 de Agosto deste ano poderia ver Marte como nunca tinha visto. Nesse dia Marte estava muito perto da Terra e ia aparecer como uma segunda lua. De notar que recebi este e-mail elucidativo de várias pessoas. Logo à primeira fiquei pensativa, pois lembrava-me de há 2 anos + ou - andar feita parva a olhar para o tal Marte que estava tão perto e só estaria assim à mão de semear dali a muitos anos, já eu em pó transformada... como a minha memória sempre foi uma nódoa lá fui consultar a internet, o observatório nacional e nada ia acontecer este ano. Já passou e eu até vi. Isto é informação em excesso ou não? E os meus amigos/as continuam distráidos pra caraças.

Na mesma altura recebi também e-mails informativos, das desgraças que nos podem acontecer se misturarmos pastilhas não sei quê com a bebida não sei que mais, das vantagens da água oxigenada, do caraças a sete. Informação não nos falta, mas encontrando algumas lacunas, ou muitas, será que alguma destas informações é fiável?

Considero por isso que com tanta informação ando cada vez mais ignorante.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

conversas

As conversas que oiço são muitas vezes inspiração para o que aqui escrevo, logicamente.

Ontem, no café, estavam 4 senhoras sentadas à conversa. Enquanto bebia o café, ouvi o que diziam...

- Eu fiz 25 sessões (há uns anos e está bem agora)

- Eu também fiz 25

- O meu marido fez radioterapia, ficou todo queimado, até a roupa da cama e a almofada tinha um cheiro esquisito (não fala mas parece que se curou)

E por aí adiante, o tema de conversa era o tratamento que tinham sofrido e uma delas anda a sofrer para tratamento da doença do século.

Uma grande percentagem de pessoas que conheço ou com quem falo conhece o drama desta doença. Mas porque é que não descobrem a cura para o cancro? Porque aumenta vertiginosamente, em todas as faixas etárias? Já sei, já sei, são os fumadores, pois claro. Agora fora de brincadeiras, estou convencida que a poluição, a alimentação, e o ritmo a que este século nos obriga é o culpado.

Outra maleita que me faz cócegas às células cinzentas é a morte, agora usual, de atletas em plena competição. Isto é no mínimo estranho. Ou os exames a que todos nos submetemos não têm qualquer validade, ou serão os anabolizantes e outros ...antes usados para aumentar a performance. Anda qualquer coisa errada neste planeta.

Uma colega foi ao médico porque tem uma doença que não me lembro o nome :). Novidades trazidas depois de uma consulta ao especialista que deve ter custado no mínimo 100 aerios fora a despesas da viagem. Está tudo bem, as análises estão óptimas, os valores no normal. Mas, porém, contudo os ossos estão a começar a sofrer deformações, devido à doença... Sarnei-lhe o juízo porque não consigo ver a coisa do ângulo direito oblíquo que ela tentou explicar. Se os ossos deformam e etc e as análises nada acusam, das duas uma ou as análises não são precisas para nada ou então batatas

Fico na esperança de não me descobrirem qualquer doença, mas se descobrirem que seja depois de eu já não dar por ela.

A medicina está um supermercado. Eu cá não faço análises nem exames e pronto. Só aceito médicos à moda antiga. Eu digo os sintomas e ele receita o que achar conveniente. Depois leio o papelinho de fio a pavio, com lupa, e se tiver muitas contra indicações não tomo e a natureza se há-de encarregar do assunto. Dietas e tal também não faço. Como o que me apetece e que o organismo me pede. Agora ando a comer as sementes de girassol. Não façam o que eu faço, mas cá me vou safando.

distraídos

Hoje o Diário de Leiria noticia um abalo sísmico na região de Leiria

Terra tremeu em Caldas da Rainha e Alcobaça mas ninguém deu por nada Um sismo de magnitude 2,4 na Escala de Richter registou-se às 21h18 de segunda-feira, com o epicentro a cerca de cinco quilómetros a Noroeste de Rio Maior, Santarém, informou o Instituto de Meteorologia, adiantando que o sismo não causou quaisquer danos pessoais ou materiais.O sismo, registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, foi sentido com intensidade máxima III - na escala de Mercalli modificada - na região de Rio Maior.Os bombeiros voluntários de Rio Maior, no distrito de Santarém, não receberam "qualquer informação" sobre o sismo de magnitude 2,4 na Escala de Richter e, no quartel, "ninguém deu por nada", disse à agência Lusa o chefe de serviço da corporação.Igual reacção teve Patrícia Vicente, 27 anos, residente em Venda da Costa, freguesia de Rio Maior, no limite dos concelhos de Alcobaça e Caldas da Rainha, que "enquanto preparava o jantar" não sentiu "absolutamente nada"...

e ninguém deu por nada... andamos mesmo distraídos.
Esta notícia fez-me lembrar a do tsunami. Segundo notícias vindas a lume, os animais deram pela sua chegada e houve poucas vítimas. É preciso não esquecer a nossa natureza animal. Essa nossa qualidade esquecida alerta-nos para tanta coisa. E muitas vezes já nem conseguimos decifrar o significado.

Esta reflexão leva-me a uma esperança antiga, e que por incrível que pareça era partilhada por muita gente. Gente essa que não sei onde pára agora e o que pensa do assunto. Pois essa esperança era a entrada na era do Aquário. Supunhamos nós que com essa nova era, o mundo seria diferente. Mas onde anda o aquário? Onde param as mudanças sonhadas? A guerra continua e alastra. O Homem indiferente e ignorante continua a destruir o seu planeta. O dinheiro continua a ser o vil metal e os bens materiais ainda são o nosso maior objectivo...

A seguir à era do Aquário qual é? A dos Peixes? Talvez, não ligo muito a isso, mas talvez seja nessa altura que tudo mude

Eu vou fazendo como o colibri, mas sou tão pequenina...

sábado, 18 de agosto de 2007

coisas da net

Recebi um convite de amizade no hi5. Antigamente aceitava todos os convites. Sabia lá o que isto era e queria saber. Agora sou mais cautelosa. Então fui ver de quem se tratava. Imaginemos que aquela menina tinha nem mais nem menos do que 441 amigos no hi5. Credo... que coisa... deve ser coleccionadora de amigos...

Ainda continuo a visitar um ou dois sites de amigos ou melhor de "amigos", porque já cheguei à conclusão que andam todos à procura de amigos com f como se dizia no meu tempo. No meio de tanto maluco ainda conheci algumas pessoas interessantes, com quem mantenho contacto virtual. Até quando? É como nos amigos reais. As circunstâncias da vida por vezes afastam-nos. Uma coisa que eu acho é que os viciados nesses sites da net não têm memória nenhuma. Alguns que já foram enxotados, de vez em quando voltam à carga. Não há pachorra.

...

Crescei e multiplicai-vos

O girassol cumpre bem a função





Estas rosas cheiram tão bem!



As hortenses não cheiram a nada, mas também são bonitas, não?





sexta-feira, 10 de agosto de 2007

escrava eu?

Os Escravos

Deus criou o gato à sua imagem. E, achou que estava bem. E, de facto estava bem. Mas o gato era preguiçoso. Ele não queria fazer nada. Então, mais tarde, alguns milénios depois, Deus criou o homem. Apenas para cuidar do gato, para ser seu escravo até ao fim dos tempos. Ao gato, Ele tinha dado a indolência e a lucidez; ao homem, Ele deu a nevrose, o dom do bricolage e a paixão pelo trabalho. O homem entregou-se à sua tarefa alegremente. Ao longo os séculos, ele construiu toda uma civilização baseada na invenção, na produção e no consumo intensivo. Civilização que na realidade apenas tinha um objectivo secreto: oferecer ao gato o conforto, a casa e a comida.

Quer dizer que o homem inventou milhões de objectos inúteis, geralmente absurdos, tudo isso para produzir paralelamente alguns objectos para o bem-estar do gato: o aquecedor, a almofada, a tacinha da comida, a caixa de areia, o tapete, a alcatifa, o cesto de verga, e talvez também o rádio, pois os gatos gostam de música.

Mas, de tudo isto, os homens nada sabem. À sua saúde. Benditos sejam. E eles crêem sê-lo. Tudo é para o melhor no melhor mundos dos gatos.

Autor: Jacques Sternberg in Contes glacés – tradução : hemacoper
sim, sim, escrava
ah pois és, escrava


quinta-feira, 9 de agosto de 2007

os miaus

Estes meus clientes são muito bonitos não são??
Então dona! Quando voltas?? Olha eu aqui tão bonito!
Oh dona, ando um cadito triste com a tua ausência... Para me tentarem alegrar, uma torneira aberta... estava cheio de sede...





sábado, 4 de agosto de 2007

segurança

A Januária é realmente uma pessoa a quem tudo acontece. Vejam lá que lhe telefonaram para fazer uma inspecção à instalação de gás natural, fornecido pela Lusitaniagás. Ficou toda contente. Há 7 anos que mandou instalar o gás natural e a partir desse dia os gases de combustão do esquentador ficam na cozinha. Ao fim de 3 ou 4 informações à Lusitaniagás e não tendo o problema sido solucionado, optou por funcionar com a janela aberta. Agora, finalmente o problema vai ser estudado e resolvido. Yupi!

No dia tal lá apareceram os técnicos da ISQ, a mando da Lusitaniagás. Traziam um aparelho para medir o monóxido de carbono. Esquentador no máximo, janelas e portas fechadas, aqui vai disto... É claro que a maquineta disparou e só parou no céu. Isso não me admirou nada.

Pá tá ti, pá tá tá ... pá tá ti, pá tá tá... a solução alvitrada, garantida a 90%, passava por limpeza da chaminé, do condomínio, compra de um esquentador xpto, e com garantia quase de 100% um tubo de exaustão por cima dos móveis da cozinha e respectivo furo na parede para saída dos gases maléficos para o terraço.

Agora vamos embora, e fechamos o gás para o esquentador com selo inviolável.

Aqui está o selo, simbolo da segurança nacional que agora temos. Não queremos que ninguém morra com monóxido de carbono em excesso



Se repararem na fotografia, os canos que instalaram há 7 anos tb são uma porcaria. Enchem-se de verdete e a tinta estala toda. Mas isso para já não tem importância. Por enquanto. Aliás toda a instalação foi feita pela Lusitaniagás e paga, e se eles são careiros...
Outros pormenores:
  • Será civilizado deixar uma família com 2 crianças menores de 12 anos, sem água para banho, em pleno verão??

  • Segundo o técnico da ISQ um cigarro a arder provoca altos valores no aparelho utilizado para medição do monóxido de carbono!!?? . Que aparelho!

  • Não seria mais "normal" darem um prazo para solução do problema e, não sendo cumpridas as directivas, procederiam então ao corte de gás?

  • Mas alegremo-nos num país onde tudo (?) é fiscalizado e tudo é falsificado, temos segurança nas instalações de gás...

A Januária ainda pensou chamar a SIC ou a TVI para noticiar o caso, pois é uma das maneiras de resolver os problemas da população. Mas como ainda é um bocado ingénua, e pensa que nos países civilizados existem instituições pagas com os nossos impostos que velam pelo nosso bem estar, pelos nossos direitos e pela nossa segurança, implodiu a raiva, e ... voltou às velhas botijas de gás. É claro que alguma raiva e revolta ainda saiu nas instalações da dita Lusitaniagás, mas olhem nem vale a pena... Este país está uma tristeza...

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

parque infantil

O parque infantil de Leiria, foi remodelado há um ou dois anos. Ficou no mesmo local mas as semelhanças , são mínimas.

Agora está assim, todo moderno



Quando eu ia ao parque, há muitos anos, o que eu mais gostava era de passar horas a brincar com uma nora pequenina... dava à manivela e a água subia nos pucarinhos para cair do outro lado... no Verão era uma maravilha. Coisas de garota... ah, e também gostava de ir para uma casinha que lá existia, com muitos livros infantis, onde uma senhora lia as histórias a quem ainda não o sabia fazer



e depois existiam as estátuas, que vá lá se safaram da limpeza, e que agora ficaram no exterior


bem bonitas, acho que também havia um gato que não sei onde foi parar


vão lá ver e leiam os azulejos



O cão

que faz ão, ão ão

é bom amigo, como os que o são.


É bom amigo, bom companheiro

é valente, fiel, verdadeiro,

leal, serviçal,

e tem bom coração.






A zona está agradável
Toca de ir até lá com a criançada

praia

Praia do Leão Deitado


Passavam o tempo a dizer que tinham ido à Praia do Leão Deitado
Isso irritava-me, até porque esta praia já é conhecida por dois outros nomes...
... mas realmente o nome está bem escolhido...
... aquela rocha lá ao fundo...
Quem arrisca a dizer de que praia se trata???
Uma ajudinha... fica perto de Leiria