terça-feira, 13 de maio de 2008

responsabilidade estatal

Sempre me confundiu saber que uma criança vivendo com os pais tem menos condições de vida do que numa família de acolhimento. E os pais de acolhimento muito melhores condições que os pais naturais.
Foi ao ver um filme duma série televisiva - desaparecidos - que descobri então a razão de tal incongruência. Parece que também existe noutros países.
A história era de uma mulher, tinha ido com o filho ao médico e a criança tinha uma pequena surdez. Precisava de usar um aparelho que custava mil euros.
Mais uma reflexão.
Para alguns ou para a maioria, isto seria um pequeno pormenor sem importância. Para outros e a pessoa em causa no filme, esta situação era dramática.
O que para uns é uma coisa simples, para outros pode ser um drama.
Continuando com a história, e foi aqui que descobri finalmente a razão ... dizia o pediatra do filme, ao ser interrogado pela mãe das hipóteses de ser subsidiada ... é que no caso de crianças em famílias de acolhimento, a responsabilidade pela sua saúde, etc. é do estado. Estava encontrada a resposta à questão que tanto me intrigava.
E voltando aos dramas da vida, às responsabilidades estatais...
Uma outra responsabilidade do estado é a alimentação, saúde e bem estar dos cidadãos privados de liberdade. E fica bem caro sim senhor. Mas isso leva-me a pensar na razão porque as pessoas são privadas de liberdade. Lendo os jornais, que diariamente nos inundam com casos de violência, sangrentos ou não, de burlas e outros que tais, e seguindo a informação dos julgamentos e decisões, acabam com muitas penas suspensas e diversas razões para essas decisões. Começo eu cá a pensar, afinal o que fizeram as pessoas que estão atrás das grades?????
Mas adiante, isso talvez venha a descobrir um dia destes.
Agora suponhamos um caso. Um fulano é condenado a dois anos de cadeia. Nem me interessa a razão, provavelmente por conduzir sem carta . Durante esses 730 dias, tudo lhe é fornecido. Comida, dormida, roupa lavada, assistência médica... Para isso nada tem que fazer senão existir. O estado é responsável pelo seu bem estar. A família e amigos não o visitam. Sei lá porquê. Os contactos com o exterior limitam-se à televisão.... E chega o dia em que é posto em liberdade. Em que condições? Que irá fazer?
O estado cumpriu o seu dever. O cidadão cumpriu a sua pena. O resto que se lixe!
Preso na rua. Assunto arrumado.

Sem comentários: