quarta-feira, 30 de abril de 2008

histórias da prisão

Há um ano resolvi ir trabalhar para a cadeia. Nunca tinha entrado em nenhuma, nem tinha conhecido ninguém que lá tivesse estado.

É um mundo à parte, diferente. Tudo e todos estão fechados a sete chaves.

Olho para os presos. Ignoro a razão porque lá foram parar. Acho-os iguais a mim, a ti...

Questiono-me das razões que os levaram para tal local. Não quero saber.

Lembro-me d'"Os Miseráveis".

Lembro-me do "Papillon".

Também lá estou, presa... mas depois venho cá para fora.

Lá dentro não se sabe nada. Tudo é secreto.

Há professores que dão aulas.

Há presos que trabalham, outros não.

De vez em quando há um grande espalhafato. São os especiais. Ainda não percebi bem a razão de tanto guarda. Serão membros de gangs? Mas depois sai de lá um "ratito"! Serão lobos com pele de cordeiro?

Uma história que me marcou, foi um preso que foi em liberdade, e no dia seguinte morreu com overdose. Pois, de facto, uma das razões que leva a malta à cadeia está relacionada com problemas de droga.

Mas quem quiser ler o que eles escrevem aqui fica o link para um programa que está a decorrer em 4 países: Bélgica, Hungria, Portugal e Reino Unido. Eu cá gostei de ler algumas histórias.


Sem comentários: