H2O - dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio - o símbolo químico da água. Quem não sabe isto. Elementar... elementar.
Para além disso as caractérísticas da água potável eram: inodora, incolor e sem sabor. É claro que todos sabemos que entretanto, depois da descoberta do microscópio, se descobriu que na água vivem muitos seres invisíveis que podem provocar doenças (bactérias, fungos, etc.) e por isso não se pode beber água de qualquer lado. Parecia estar tudo resolvido, com a análise da água e o seu tratamento.
Mas não, aparecem agora novos perigos. Água de rede canalizada, fornecida por serviços públicos, contaminada com alumínio. Pensava eu que essa contaminação provinha do exterior, que as fontes estariam contaminadas devido aos poluentes. Mas para meu espanto, conforme explicação técnica, suponho eu que abalizada, essa contaminação deriva do próprio tratamento das águas. Que imbróglio! Vejamos se percebi bem. Primeiro tratam a água (contra as tais bactérias, etc.) com qualquer coisa à base de alumínio, depois usam outro químico para tirar o primeiro. No meio disto tudo ficam resíduos de ambos os químicos. E andam essas almas à procura da dose exacta para que os resíduos de alumínio fiquem dentro dos parâmetros autorizados e não prejudiciais à saúde.
Entretanto vão todos buscar água à fonte, que essas ainda não estão contaminadas com os tratamentos. Haja paciência...
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário