quarta-feira, 26 de maio de 2010

o código 560

Todos sabemos, que o código de barras iniciado por 560 é de Portugal. Pessoalmente ainda não tinha bem pensado, de Portugal, como?

O leite que costumo comprar tem no código de barras 848... que é de Espanha mas a oval que têm os produtos animais, PT...

O mesmo se passa com a água engarrafada, com o código 848... e de Caldas de Penacova que é em Portugal.

Ora vamos lá a pensar, o leite é de vacas portuguesas e a água também vem dali do Buçaco, os espanhóis vêm buscar isso tudo, embalam ou fazem o que?? e depois trazem outra vez para cá para os supermercados e conseguem vender mais barato do que se não andassem para lá e para cá com os líquidos.

Eu até preferia comprar só produtos com o código 560, mas sendo assim, porque hei-de dar 45 cêntimos por água portuguesa se a posso comprar por 16 cêntimos.

Anda para aqui um mistério qualquer ou uma grande intrujice. E de ver que o ordenado mínimo em Espanha é superior ao de Portugal.

Há por aí alguém que me explique bem isto?

Acerca do ordenado mínimo vou falar um destes dias.

terça-feira, 25 de maio de 2010

artista leiriense

Ao visitar o site do jornal Região de Leiria, na melhor música da região, descobri este artista. Um artista leiriense, português, que canta em português.
Os Zé Pedro dos Xutos em Desatinei. Vale a pena.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

maionese infalível

Já faço esta maionese há muitos anos e nunca ficou mal, super fácil, super rápida, muito boa.
Ingredientes: 2 dl óleo vegetal
1 ovo
1 colher de café com sal
1 colher de sobremesa com vinagre ou limão
opcional - um pouco de mostarda
material: varinha mágica
copo da varinha mágica


colocar os ingredientes no copo, triturar e já está.
A trituradora deve ficar no fundo e só começar a levantar, lentamente, quando vir a cor diferente. Penso que este seja o truque essencial para ficar boa e não talhar.

Depois de feita pode misturar-se com o que quiser, continuando a mexer à mão.

A consistência e côr depende dos ovos utilizados. Neste caso, ovos de galinhas do campo - não esquecer que no carimbo começam por 1 - ficou molinha. Com ovos caseiros fica muito mais consistente e colorida.

Esta já está feita para acompanhar o bacalhau cozido. Bacalhau quer azeite, mas cá em casa os miúdos preferem com maionese