sábado, 31 de julho de 2010

grafitti's

Até gosto desta arte urbana, de tal forma que o ano passado pedi ao meu filho para me fazer um na parede do terraço, que não está nada mal, digo eu




(1)
este,
estava a ser feito, num painel, durante o Festival de Hip-Hop de Leiria, ontem, dia 29-07-2010

(2)

e este,
descobri-o hoje, na parede traseira da biblioteca de Leiria


(3)
Como disse de início até gosto de grafitti e até fiquei com o contacto dos 3 grafiteiros que animavam o Festival de Hip-Hop para um dia renovar o meu muro terraçal
mas
se eu fosse dona de uma parede

e a mandasse pintar de branco
e no outro dia
ela tivesse uma pintura, por mais bonita que ela fosse
ficava chateada
ainda mais se fosse
uma frase, ou uma palavra
como já acontece no Solar dos Ataídes
gosto muito do grafitti nº 3 . Se o grafiteiro que o fez se identificar, pode desenhar na parede do meu terraço à vontade

sexta-feira, 30 de julho de 2010

este ano não me apetece ir à praia

porque está muito calor e tenho que conduzir até lá e arranjo mil desculpas para não ir.

No Jornal de Leiria de ontem, mais algumas razões para me manter na horta (abro aqui um parêntesis para agradecer ao Sr. Eng Vieira pôr on line todo o conteúdo do jornal, no próprio dia em que é publicado).

1 - Poluição afasta turistas das praias da região - A espuma suja que, nas últimas semanas, manchou as costas da região ... (na pág 1 e 4)

2 - ... na terça-feira... um incêndio... praia Paredes de Vitória... (na pág 1) - olha se eu tivesse lá ido!



3 - ... avisos de risco de derrocada... ao longo da costa das praias de Leiria... (pág 6)

4 - Corpo aparece na praia ... do Pedrógão, em Leiria (pág 10) - dar um mergulho e abraçar um morto, isso é que não mesmo!

Vamos lá a ver quando ganho coragem para ir até lá...

comer o que semeio


4 folhas de couve de horto a saber a couve, algumas mini batatas mas que sabem a batata, 1 mini cenoura que sabe a cenoura e algumas favas (congeladas) que sabem a favas, tudo criado sem químicos, insecticidas, adubos, estrume..., para estragar e que não foi produzido por mim 1 costoleta e azeite para temperar. Para mim um jantar principesco. Mas acabar de jantar a estas horas...

lagartixa do mato

Já foi em Junho que este bichinho me pregou um susto, porque apareceu repentinamente a alta velocidade e depois do susto inicial comecei a pensar se seria venenoso.
Depois de perquisar na net, pedir ajuda a alguns experts e nos livros que tenho cá por casa, continuava na mesma.
Finalmente resolvi ir à biblioteca, e aproveito para dizer que os livros nunca poderão ser substituídos, até pelo prazer de os folhear, e,
finalmente identifiquei a menina.

Trata-se exactamente de uma menina, senhora, pois esta barriga deve-se à sua gravidez, conhecida pelo nome vulgar de lagartixa do mato e com nome científico de Psammodromus algirus
Esta que não medi, claro e que fotografei com zoom, ai não, e comparando com a tamanho da pedra onde ficou a olhar-me teria um comprimento total de 25 cm. E não é venenosa, dizem eles, mas também não voltou a aparecer.

Quem quiser saber mais sobre estes répteis basta pesquisar, no google ou outro, com o nome vulgar ou científico.
Depois de se saber o nome aparece muita informação que no caso presente apenas seviu para confirmar.
Poucos dias depois também vi uma cobra, que não consegui fotografar, nem de longe, e espero que ela tenha tenha mudado de residência para outro terreno, ou que no meu se mantenha a alguma distância.
Todas estas verdades podem ser mentira, e se alguém quiser complementar ou rebater, esteja à vontade.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

borboleta - em tons de azul



Esta borboleta é a única que eu espetei com um alfinete numa cortiça. As outras ficam muito bem ao ar livre.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

borboleta - Carcharodus alceae




Esta borboleta com um nome tão pomposo - Carcharodus alceae - tem um aspecto assustador, digo eu, com uns grandes olhos... também é diurna (ropalóceros) e esteve sempre muito quieta, na mesma posição, pousada numa erva seca. Devia estar a pensar na vida... também tem uma farta cabeleira.



borboleta - Pararge aegeria





Esta foi difícil de fotografar, porque não parava quieta e quando pousava ficava com as asas fechadas, mas consegui. Difícil foi também descobrir o nome - Pararge aegeria (nome científico) - também uma ropalóceros ou seja só voa de dia e à noite vai p'ra caminha. Há muitas borboletas parecidas mas, se o livro não está com as legendas trocadas é este o nome dela. Também tive que usar maior definição por isso se clicarem na imagem podem ampliar e ver mais detalhes. Tão peluda!

borboleta - Papilio machaon

Outra fotografia da borboleta que outro dia me deliciou com a sua beleza. E porque volto com o mesmo assunto, em vez de falar dos fogos ou de qualquer outro assunto? Porque estou farta de desgraças e para quem não pode apreciá-las aqui vos deixo momentos de rara beleza. Também porque, este ano as borboletas querem que eu as fotografe; então fui buscar o meu livrinho de borboletas e já agora chamo-as pelos nomes. Esta chama-se Papilio machaon nome científico e é uma borboleta diurna (ropalóceros).

terça-feira, 27 de julho de 2010

à chapa do sol em Leiria

Querida Polis esqueceste-te de plantar árvores
aqui, junto à fonte luminosa

aqui, no jardim


aqui, no largo do papa


idem


e também já cortaste algumas
aqui, junto à Ponte do Bairro dos Anjos


Desculpa lá polis mas estou deveras decepcionada contigo, as árvores fazem falta, sabias?

"O Programa POLIS visa a melhoria da qualidade de vida nas cidades através de intervenções nas vertentes urbanística e ambiental...", só em teoria não?

sexta-feira, 23 de julho de 2010

1984

Livro que li há muitos anos, que emprestei e não me devolveram. Que chatice! Gostava de o reler, agora mais madura (será?) poderei ter outra interpretação. Em e-book, não encontro, na livraria, esgotado e imaginem que a maior parte dos livreiros nem sequer conhecia o livro. Isso também não me passava pela cabeça, um clássico, e depois de tanto big brother a malta nem sabe de onde surgiu esse irmão que nos observa. Ok também já não há livreiros como antigamente. Pelo que me lembro do livro, caminhamos para isso.
Os jornais e revistas, telejornais e etc e tais bombardeiam-nos com o que querem e telenovelas a toda a hora, crimes, fofocas. A cultura está cada vez mais cara. qualquer concerto ou espetáculo custa os olhos da cara. Futebol é que está a dar.
Que futuro! Cada vez mais somos proibidos de pensar de tomar decisões, claro está sempre com a ideia de que somos livres, que é a nossa opção, quando a ela somos condicionados, como o cãozinho de Pavlov.
Ainda bem que sou do tempo em que na televisão se ouvia declamar João Villaret, se via teatro português, se ouvia o Eng. Sousa Veloso falar de agricultura... agora só telenovelas e filmes violentos.
Estamos quase a viver o 1984 em 2010.
Deste autor, George Orwell, aconselho também a leitura do "Triunfo dos Porcos", "Animal Farm" no original, este disponível também em e-book brasileiro com a tradução de "A Revolução dos Bichos" de download gratuito.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

borboleta

Aqui até parece que estava a fazer pose para a fotografia. Nota-se o tubinho com que come :)

De costas a mostrar linda cercadura. Vejamos que só batia as asas de cima, bem rápido.
Foi difícil fazer estas fotografias, mas valeu a pena. Ao vivo é ainda mais bonito.
Muitos de nós, independentemente da idade, somos ainda uma feia lagarta ou horrível casulo, à espera da maturação que nos transforme em fantásticas borboletas, alguns só na próxima encarnação.

mais cores de verão

amarelo


aboboreira

laranja


romãzeira

branco


piri-piri




planta silvestre - lindos pompons brancos




domingo, 18 de julho de 2010

Senhora do Monte

Há quem leve o lanche... espero que deixem tudo limpinho (a fotografia foi tirada com autorização)



mas o que é mesmo fantástico, mesmo, mesmo, são as vistas. Adoro este local, de dia ou de noite. E agora com este calor, um sítio fresquinho. E que bichinhos fazem aquela algazarra? Serão cigarras? Ralos? Eu cá não calculo que sou menina da cidade.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

coral

flor de romanzeira

anil


violeta

hortense
alfazema

cardo??



laranja

abóbora
courgette??
(não sei, nasceu de semente do ano passado, ou até pode ser uma infestante, percebo muito disto)

flor de abobreira



amarelo

o girassol este ano é gigante

florinhas amarelas,,muito tremidas


verde

uva, que futuramente será vermelha
alface(zinha)


vermelho

ainda algum vermelho

terça-feira, 13 de julho de 2010

toiros



Eu já andei nos cornos do toiro. Mas até já eu duvidava, pois o meu papel anda por aí e não consigo encontrá-lo. Mas encontrei a publicidade à garraiada e aqui está ela, e aqui estive eu. Costa Pereira - La bicha, na Monumental de Santarém. La bicha??? Não me lembro porque escolhi ou me escolheram este nome! Grandes malucos!

lidia franco e nicolau há 28 anos




A vasculhar no baú descobri numa TV Guia de 1982, por coincidência na mesma revista e na mesma página duas notícias de actores da telenovela "Meu amor".


Bem me parecia que a Lidia Franco tinha sido Miss Portugal mas ao pesquisar na net não obtive a confirmação. Agora sim, pelo menos é o que está escrito na revista.

sábado, 10 de julho de 2010

portugal

Fechou mais uma fábrica de vidro na Marinha Grande! Será que ainda há fábricas de vidro em Portugal ou importamos tudo da China?
Realmente com o 12º ano quem vai querer trabalhar numa fábrica de vidro. Se não fechasse agora seria no futuro por falta de funcionários.
Será que ainda produzimos qualquer coisa? Até quando?

reformas

Noutros tempos havia algumas profissões que eram consideradas como um sacerdócio, entre elas carteiro (nem a chuva nem os mau tempo os impedia de entregar as mensagens), o médico (sempre disponível para salvar vidas ou aiviar o sofrimento, a qualquer hora ou dia do ano)... e também os profesores.
E isto a propósito da reforma dos professores, que claro a ela têm todo o direito, mas, não deixa de me meter confusão reformarem-se a meio do ano lectivo. Parece-me um médico que a meio de uma operação tem conhecimento que está reformado e vira costas ao doente e vai alegremente para casa (nem sei se isso não acontecerá também).
De facto os professores viram costas aos alunos assim que a sua reforma é publicada. Deixam-nos, não importa quem os substituirá. Muitos casos haverá mas com conhecimento de causa, um professor de 2 disciplinas, director de turma, sem mais nem ontem, depois de tanta conversa sobre a boa vontade e interesse pela turma, durante um ano e tal, lá vai ele para a reforma... Substituído por uma professora que já tinha tido 2 avs's, vinda não sei de onde, de uma baixa prolongada etc.. nem que fosse o super sumo, de qualquer maneira a braços com uma turma que desconhecia por completo a 3 ou 4 meses do fim do ano...
Já sei que ninguém vai estar de acordo comigo mas paciência, já estou acostumada.