sexta-feira, 23 de julho de 2010

1984

Livro que li há muitos anos, que emprestei e não me devolveram. Que chatice! Gostava de o reler, agora mais madura (será?) poderei ter outra interpretação. Em e-book, não encontro, na livraria, esgotado e imaginem que a maior parte dos livreiros nem sequer conhecia o livro. Isso também não me passava pela cabeça, um clássico, e depois de tanto big brother a malta nem sabe de onde surgiu esse irmão que nos observa. Ok também já não há livreiros como antigamente. Pelo que me lembro do livro, caminhamos para isso.
Os jornais e revistas, telejornais e etc e tais bombardeiam-nos com o que querem e telenovelas a toda a hora, crimes, fofocas. A cultura está cada vez mais cara. qualquer concerto ou espetáculo custa os olhos da cara. Futebol é que está a dar.
Que futuro! Cada vez mais somos proibidos de pensar de tomar decisões, claro está sempre com a ideia de que somos livres, que é a nossa opção, quando a ela somos condicionados, como o cãozinho de Pavlov.
Ainda bem que sou do tempo em que na televisão se ouvia declamar João Villaret, se via teatro português, se ouvia o Eng. Sousa Veloso falar de agricultura... agora só telenovelas e filmes violentos.
Estamos quase a viver o 1984 em 2010.
Deste autor, George Orwell, aconselho também a leitura do "Triunfo dos Porcos", "Animal Farm" no original, este disponível também em e-book brasileiro com a tradução de "A Revolução dos Bichos" de download gratuito.

Sem comentários: