sábado, 10 de julho de 2010

reformas

Noutros tempos havia algumas profissões que eram consideradas como um sacerdócio, entre elas carteiro (nem a chuva nem os mau tempo os impedia de entregar as mensagens), o médico (sempre disponível para salvar vidas ou aiviar o sofrimento, a qualquer hora ou dia do ano)... e também os profesores.
E isto a propósito da reforma dos professores, que claro a ela têm todo o direito, mas, não deixa de me meter confusão reformarem-se a meio do ano lectivo. Parece-me um médico que a meio de uma operação tem conhecimento que está reformado e vira costas ao doente e vai alegremente para casa (nem sei se isso não acontecerá também).
De facto os professores viram costas aos alunos assim que a sua reforma é publicada. Deixam-nos, não importa quem os substituirá. Muitos casos haverá mas com conhecimento de causa, um professor de 2 disciplinas, director de turma, sem mais nem ontem, depois de tanta conversa sobre a boa vontade e interesse pela turma, durante um ano e tal, lá vai ele para a reforma... Substituído por uma professora que já tinha tido 2 avs's, vinda não sei de onde, de uma baixa prolongada etc.. nem que fosse o super sumo, de qualquer maneira a braços com uma turma que desconhecia por completo a 3 ou 4 meses do fim do ano...
Já sei que ninguém vai estar de acordo comigo mas paciência, já estou acostumada.

Sem comentários: