Já foi em Junho que este bichinho me pregou um susto, porque apareceu repentinamente a alta velocidade e depois do susto inicial comecei a pensar se seria venenoso.
Depois de perquisar na net, pedir ajuda a alguns experts e nos livros que tenho cá por casa, continuava na mesma.Finalmente resolvi ir à biblioteca, e aproveito para dizer que os livros nunca poderão ser substituídos, até pelo prazer de os folhear, e,
finalmente identifiquei a menina.
Trata-se exactamente de uma menina, senhora, pois esta barriga deve-se à sua gravidez, conhecida pelo nome vulgar de lagartixa do mato e com nome científico de Psammodromus algirus
Esta que não medi, claro e que fotografei com zoom, ai não, e comparando com a tamanho da pedra onde ficou a olhar-me teria um comprimento total de 25 cm. E não é venenosa, dizem eles, mas também não voltou a aparecer.
Quem quiser saber mais sobre estes répteis basta pesquisar, no google ou outro, com o nome vulgar ou científico.
Depois de se saber o nome aparece muita informação que no caso presente apenas seviu para confirmar.
Poucos dias depois também vi uma cobra, que não consegui fotografar, nem de longe, e espero que ela tenha tenha mudado de residência para outro terreno, ou que no meu se mantenha a alguma distância.
Todas estas verdades podem ser mentira, e se alguém quiser complementar ou rebater, esteja à vontade.
1 comentário:
Saudações alentejanas !!!
pois é chama-se também lagartixa do mato, é inofensiva, muito simpáticas e rápida.
Haja saúde !!!
Enviar um comentário