sexta-feira, 10 de agosto de 2007

escrava eu?

Os Escravos

Deus criou o gato à sua imagem. E, achou que estava bem. E, de facto estava bem. Mas o gato era preguiçoso. Ele não queria fazer nada. Então, mais tarde, alguns milénios depois, Deus criou o homem. Apenas para cuidar do gato, para ser seu escravo até ao fim dos tempos. Ao gato, Ele tinha dado a indolência e a lucidez; ao homem, Ele deu a nevrose, o dom do bricolage e a paixão pelo trabalho. O homem entregou-se à sua tarefa alegremente. Ao longo os séculos, ele construiu toda uma civilização baseada na invenção, na produção e no consumo intensivo. Civilização que na realidade apenas tinha um objectivo secreto: oferecer ao gato o conforto, a casa e a comida.

Quer dizer que o homem inventou milhões de objectos inúteis, geralmente absurdos, tudo isso para produzir paralelamente alguns objectos para o bem-estar do gato: o aquecedor, a almofada, a tacinha da comida, a caixa de areia, o tapete, a alcatifa, o cesto de verga, e talvez também o rádio, pois os gatos gostam de música.

Mas, de tudo isto, os homens nada sabem. À sua saúde. Benditos sejam. E eles crêem sê-lo. Tudo é para o melhor no melhor mundos dos gatos.

Autor: Jacques Sternberg in Contes glacés – tradução : hemacoper

Sem comentários: