sábado, 4 de agosto de 2007

segurança

A Januária é realmente uma pessoa a quem tudo acontece. Vejam lá que lhe telefonaram para fazer uma inspecção à instalação de gás natural, fornecido pela Lusitaniagás. Ficou toda contente. Há 7 anos que mandou instalar o gás natural e a partir desse dia os gases de combustão do esquentador ficam na cozinha. Ao fim de 3 ou 4 informações à Lusitaniagás e não tendo o problema sido solucionado, optou por funcionar com a janela aberta. Agora, finalmente o problema vai ser estudado e resolvido. Yupi!

No dia tal lá apareceram os técnicos da ISQ, a mando da Lusitaniagás. Traziam um aparelho para medir o monóxido de carbono. Esquentador no máximo, janelas e portas fechadas, aqui vai disto... É claro que a maquineta disparou e só parou no céu. Isso não me admirou nada.

Pá tá ti, pá tá tá ... pá tá ti, pá tá tá... a solução alvitrada, garantida a 90%, passava por limpeza da chaminé, do condomínio, compra de um esquentador xpto, e com garantia quase de 100% um tubo de exaustão por cima dos móveis da cozinha e respectivo furo na parede para saída dos gases maléficos para o terraço.

Agora vamos embora, e fechamos o gás para o esquentador com selo inviolável.

Aqui está o selo, simbolo da segurança nacional que agora temos. Não queremos que ninguém morra com monóxido de carbono em excesso



Se repararem na fotografia, os canos que instalaram há 7 anos tb são uma porcaria. Enchem-se de verdete e a tinta estala toda. Mas isso para já não tem importância. Por enquanto. Aliás toda a instalação foi feita pela Lusitaniagás e paga, e se eles são careiros...
Outros pormenores:
  • Será civilizado deixar uma família com 2 crianças menores de 12 anos, sem água para banho, em pleno verão??

  • Segundo o técnico da ISQ um cigarro a arder provoca altos valores no aparelho utilizado para medição do monóxido de carbono!!?? . Que aparelho!

  • Não seria mais "normal" darem um prazo para solução do problema e, não sendo cumpridas as directivas, procederiam então ao corte de gás?

  • Mas alegremo-nos num país onde tudo (?) é fiscalizado e tudo é falsificado, temos segurança nas instalações de gás...

A Januária ainda pensou chamar a SIC ou a TVI para noticiar o caso, pois é uma das maneiras de resolver os problemas da população. Mas como ainda é um bocado ingénua, e pensa que nos países civilizados existem instituições pagas com os nossos impostos que velam pelo nosso bem estar, pelos nossos direitos e pela nossa segurança, implodiu a raiva, e ... voltou às velhas botijas de gás. É claro que alguma raiva e revolta ainda saiu nas instalações da dita Lusitaniagás, mas olhem nem vale a pena... Este país está uma tristeza...

Sem comentários: